Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TEMPO AFETA PRODUÇÃO DE MELANCIA DE SÃO PAULO

Em Capela do Alto, os agricultores estão colhendo menos. Em compensação, o preço pago pelas frutas está um pouco melhor.
Gilmar Oliveira segue na frente de um grupo. Experiente, é ele quem confere e separa as melancias que estão maduras.
Logo em seguida vem o grupo que tem a função de retirar as frutas. Cada uma atinge até 13 quilos, mas apesar do tamanho, a safra atual não vai ser como a de 2011.
Faltou chuva na roça, principalmente em setembro, e o resultado é que as plantas não se desenvolveram como o produtor gostaria. Com isso, hoje tem menos melancia para colher.
Segundo o agricultor Paulo da Silva de Moraes, a redução será de 40 a 50% em relação à safra passada, mas com a pouca oferta, a fruta está mais valorizada em cerca de R$ 0,10 a mais que em 2001 pelos atravessadores.
Produtores passam o dia negociando. Cláudio Confortini espera que esse preço seja mantido por mais tempo e decidiu que não vai arrancar os pés de melancia depois da primeira colheita, na tentativa de aumentar um pouco a produtividade.
Ao contrário de anos anteriores, o florescimento nesta época aumentou bastante e há muita melancia ainda pequena.
A safra de melancia no Brasil é de dois milhões de toneladas. São Paulo responde por 10% da produção.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

APLICATIVO PARA SMARTPHONE PROMETE AJUDAR A ENCONTRAR MELANCIA PRONTA PARA CONSUMO


Instalado no iPhone, ferramenta avalia tempo do som da batida na fruta



Você tem dificuldade na hora de comprar uma melancia? Um aplicativo desenvolvido pela empresa Let There Be Light promete ajudar a encontrar a melancia pronta para consumo por meio do som produzido ao dar pequenos socos na fruta. O app Melon Meter custa US$ 1,99 na Apple Store.



::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::



:: Twitter ::



:: Facebook ::



:: Google + ::



Ao instalar o aplicativo, o usuário precisa selecionar o tamanho da melancia a ser avaliada. Feito isso, o próximo passo é posicionar o iPhone no meio da fruta com o microfone próximo, acionar um botão e dar uns soquinhos. O aplicativo vai avaliar se a fruta está pronta para consumo. O resultado é baseado no tempo do som da batida na melancia.



De acordo com o site da empresa:http://melonmeter.com/, a pesquisa e o desenvolvimento da ferramenta levaram dois anos. Mas o alerta dos desenvolvedores é que o aplicativo não diz se a fruta está doce, mas só se atingiu um nível de maturação ideal. Na página do aplicativo, a empresa informa que o Melon Meter é para diversão e informação, sendo que a companhia não assume qualquer responsabilidade sobre a sua utilização.